sábado, 3 de julho de 2010

53 - Atalaia



Foi em Setembro de 1989 que se concretizou a compra pelo PCP da Quinta da Atalaia, na Amora, Seixal. Decorria a Festa do Avante na Quinta do Infantado em Loures quando se anunciou a referida compra.
Até então a Festa do Avante, orgão oficial do PCP, tinha decorrido em instalações alugadas. Inicialmente tinha sido a FIL em Lisboa, a que se sucedera o Vale do Jamor, o Alto da Ajuda e a Quinta do Infantado. Sucessivamente foram criadas dificuldades e impossibilidades à realização desta enorme iniciativa politico-cultural nos vários locais em que se realizou. Acrescem os custos de implantação e desimplantação, bem como as limitações dos espaços físicos tendo em conta a visita de centenas de milhar de portugueses nos dias da Festa. Houve até um interregno de um ano sem Festa.
Os 25 ha existentes na Atalaia, junto ao Mar da Palha, inicialmente ocupados com vinha com adega, constituiram assim uma solução interessante para o PCP, que negociou a sua compra por 150.000 contos. A recolha dos fundos necessários foi uma das mais belas iniciativas de envolvimento do colectivo partidário e de muitos amigos do Partido de que há memória. Foram os Títulos de Comparticipação, uma campanha de fundos que permitiu arrecadar cerca de 200.000 contos, essenciais á compra e despesas iniciais de infra-estruturação do terreno.
E em 1990 surgiu a 1.ª Festa do Avante na Atalaia.
Hoje a Atalaia possui toda uma série de equipamentos que tornam original a Festa, todos os anos diferente, mas sempre identificada como Única. E por ser única, festa de comunistas e de gente progressista, é sujeita a toda a série de pressões e constrangimentos como os decorrentes da Lei de Financiamento dos Partidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário