domingo, 27 de junho de 2010

49 - As Eleições Presidenciais de 2006

Em 22 de Janeiro de 2006 realizaram-se as Eleições Presidenciais. Jerónimo de Sousa, o Candidato do PCP, obteve uns sensacionais 8,6% dos votos escrutinados, com 467.146 votos globais. Muito perto de meio milhão de portugueses atribuiram á candidatura comunista a confiança politica para o exercício do mais importante cargo da estrutura politica do País. Em Paredes, 2.212 cidadãos expressaram no mesmo sentido a sua votação (4,83%).
A Direcção Subregional do Vale do Sousa e Baixo Tâmega do PCP emitiu um comunido em 31 de Janeiro de 2006, de análise aos resultados eleitorais, congratulando-se com os resultados no Interior do Distrito do Porto. A comparação era inevitável com anteriores eleições presidenciais e com umas muito recentes eleições autárquicas. Avançou-se eleitoralmente, sendo significativa a corrente de opinião progressista que assim se manifestava.
Uma referência não pode deixar de ser expressa: a notável votação de Jerónimo de Sousa em Parada de Todeia, onde alcança cerca de 30% da votação, sendo a candidatura mais votada. Poder-se-ia dizer com graça que Jerónimo de Sousa seria o Presidente da República eleito em Parada de Todeia...as boas votações estenderam-se a quase todas as freguesias, destacando-se igualmente Recarei (10%), Cete (9,6%) e Gandra (7,2%).

Sem comentários:

Enviar um comentário